Ontem conversando com minha avó Polonesa Dona BÁRBARA BOGUSZ, "descobri" o Brasão Polônes, essas tradições familiares que enchem os olhos da vovó de emoção, coisas que nós temos acesso a internet, sobre o verdadeiro significado e achei muito lindo a verdadeira origem:
Na Polônia medieval , havia brasões de clãs que abrigavam até centenas de linhagens familiares, cada uma com o seu próprio sobrenome. Esse sistema era formado inicialmente pela linhagem e depois, quando o grau de parentesco se afastava, tornava-se um clã.
Muitas pessoas sabem que os poloneses são de origem eslava, mas não sabem que a partir dos séculos V e VI d.C. este povo veio da região dos Cárpatos e efetuaram uma série de migrações.
O brasão dos Bogusz é composto por um escudo vermelho, que simboliza coragem, com uma cabeça de cavalo, que é um emblema de nobreza, intrepidez e lealdade.
A cor vermelha do escudo indica as virtudes e as qualidades do seu portador, corresponde aos minerais, aos vegetais, a cronologia e ao sistema planetário, aos próprios ditames do código da antiga Cavalaria.
- nas virtudes cristãs, a Caridade e ao Amor;
- nas virtudes mundanas, a Coragem e a Magnanimidade;
- nas pedras preciosas, ao Rubi;
- nos metais, ao Cobre a ao Bronze;
- nos símbolos zodiacais, a Áries;
- nos dias da semana, a Terça-feira;
- nos meses do ano, a Março e Outubro;
- nos quatro elementos, ao Fogo;
- nas árvores, ao Cedro;
- nas flores, ao Cravo;
- nos animais, ao Pelicano;
- no sistema planetário, a Marte;
- nos temperamentos, ao Colérico;
- nas idades do homem, a Virilidade;
- no Código da Cavalaria, obriga a socorrer as vitimas da opressão e da injustiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário