De tempos em tempos são anunciadas pesquisas sobre a relação dos brasileiros com o consumo consciente.
Umas garantem que estamos progredindo, outras dizem exatamente o contrário. No final das contas, a gente fica sem saber direito como está nessa importante questão. Essa semana mesmo os institutos Akatu e Ethos revelaram os resultados de um estudo feito com 800 brasileiros, sobre o tema.
A diferença é que, dessa vez, a pesquisa listou 13 comportamentos de consumo consciente e verificou quais deles os entrevistados estavam praticando, de fato, no dia a dia. Coisas que vão desde apagar as luzes
em ambientes desocupados e não levar pratos quentes à geladeira até, por exemplo, comprar produtos feitos com materiais reciclados.
Pois bem, a pesquisa descobriu que apenas 28% dos brasileiros podem ser considerados conscientes ou engajados, ou seja, pessoas que adotam ao menos 8 dos 13 comportamentos de consumo consciente. Detalhe - há 4 anos
esse percentual era de 33%. No outro extremo, os indiferentes cresceram de 25 para 37%, de 2006 para cá.
O Akatu e o Ethos sugerem que a piora na consciência dos brasileiros tem relação com o aumento do poder de compra das classes emergentes, que estariam mais preocupadas em aproveitar o que o estudo chama de
"festa do consumo", do que em garantir o futuro do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário